segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atividade 4-1 "Para refletir “O Passo” do professor Lucas "


O grupo demonstra que com ritmos e sons, através de movimentos coordenados usando apenas os pés e as mãos, que é possível de maneira simples e ordenada realizar um bom trabalho e obter excelentes resultados, desde que haja disciplina e determinação, para que aconteça uma aprendizagem significativa.
A metodologia apresentada no Passo, na qual integra corpo, música, movimento e ritmo na sistematização e construção do conhecimento, promovendo uma aproximação com o universo sonoro e criando um efeito visual envolvente, é algo supreendente e que nos leva a refletir sobre as possibilidades das linguagens expressa para o desenvolvimento da autonomia do educando. E mostre que devemos respeitar as diferenças, já que nem todos apreendem e aprendem de maneira igual, pois cada um tem seu tempo certo.cooperação por parte de todos, pois o processo ensino aprendizagem exige.

Atividade 4-2 "Possibilidades de contribuições das tecnologias"

O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos), no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem na e para a sociedade do conhecimento

Atividade 4.3 Leitura , Reflexão e discussão sobre mídia-educação

A leitura feita ao texto de Silvio P. Costa “Mídias-Educação no contexto escolar; Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis” nos faz refletir questões que se fazem presente em nosso contexto de educação, no que diz respeito ao uso das mídias. Um aspecto citado por ele (p. 202) que considero relevante para repensarmos a prática escolar com via ao uso das mídias como educação é quando este diz que “não há mídia que não possa ser usada na escola. Posto que estão no mundo, e que são usadas no espaço extra-escolar por alunos e professores, deveria ser de interesse da escola usá-las ou refletir juntos aos alunos sobre o modo como as usamos”. Há na pesquisa algumas semelhanças com nosso espaço escolar

Atividade 4-4 "Roteiro do produto multimidia

Aprendi muito usando os materiais da multimídia, quero sempre envolver esses recursos na minha sala de aula Para a realização deste projeto foi usado vários recursos da multimídia, como: fotos, som, projetor integrado,montamos um slide, agora somente com a apresentação do tecnologia. projeto, agora montaremos um vídeo com o resultado final. Usando esses recursos na sala de aula, o aluno só tem a ganhar. As aulas terão sentido e prazer usando os recursos do mundo da tecnologia.

Atividade 4-5 ”Produto multimídia"

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade 3.5: Currículo

O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar É um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. No caso do curriculum vitae tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.

3.4 \"Relato de projetos de trabalho\"

O Projeto não esta sendo executado ele terá início no dia 28/11 e previsto para o término em 30/11/2011.

Atividade 3.3 Planejamento do Projeto

Projeto: Arco-Íris

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE

PUBLICO ALVO:  1º ANO “A” – MATUTINO

PROFESSORAS:  DALVANETE ROCHA

                              SUNILDA DELEVATTI

DURAÇÃO:  3 AULAS DE 50 MINUTOS

PERIODO DE EXECUSÃO:  28/29/30/11/2011



JUSTIFICATIVA:

Dada a importância de propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas surgiu a necessidade de trabalhar com este tema.As crianças nessa faixa etária demonstram uma curiosidade infinita por conhecer tudo o que está à sua volta, desse modo trabalharemos as cores e formas mediando o descobrimento do seu mundo.



OBJETIVO GERAL:

Trabalhar com as cores e formas de modo que as crianças possam identificá-las e nomeá-las, ampliando assim seu vocabulário e seu conhecimento dos objetos e ambientes que as cercam.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø  Reproduzir cores e formas.

Ø  Ampliar vocabulário.

Ø  Reconhecer existência de formas e cores do mundo.

Ø  Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de

Ø  expressão.

Ø  Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

Ø  Ampliar o conhecimento do mundo.

Ø  Desenhar a partir do que foi observado.



METODOLOGIA:

Ø  Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e

Ø  interagir.

Ø  Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre

Ø  as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).

Ø   Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando

Ø  suas formas.

Ø   Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico(a cor da roupa da criança, etc.).

Ø   Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado.

Ø   Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem.

Ø  Ir para a STE e apresentar o vídeo da música Aquarela de Toquinho e o Arco-Íris da Xuxa.

Ø  Montagem do livro das Cores.

Ø  Apresentação com coreografia da música Arco-Íris.



RECURSOS:



  • Giz de cera;
  • Tinta guache;
  • Tesouras;
  • Lápis de cor;
  • Blocos Pedagógicos;
  • Jogo de Formas Geométricas;
  • Música;
  • Filmes;
  • Fotografias;
  • CD;
  • DVD;
  • Máquina digital;
  • Projetor Integrado.

AVALIAÇÃO:

Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas e o crescimento individual e do grupo.

3.1 “Contextualizando a mudança:da teoria à prática”

Ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado. Hoje, nós professores temos, não somente, que lidar com o conhecimento elaborado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social. Avançamos muito historicamente, pois todos as crianças vão para a escola, de todos os grupos sociais e etnias. Cabe a nós conhecermos melhor este universo para melhor atuar nele. Para isso recorremos aos recursos tecnológicos (livros digitais, CDs, DVDs, jogos educativos online dos diversos componentes curriculares e Temas Transversais etc) atividade lúdicas, jogos educativos etc, em sala de aula e estratégias como diálogo para conquistar, convencer, motivar a usar mídias não só para lazer, mas essencialmente na facilitação da aprendizagem, o uso do computador e internet têm uma grande influência para despertar o interesse, em virtude da infinidade de informação que dispõe por meio de links que o aluno pode navegar espontaneamente a partir da direção que o Regente indica, além da participação ativa do aluno nas atividades desenvolvidas, reforço escolar para os que estão com maior déficit de aprendizagem.

domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade 2.1 “Conhecendo o Portal do Professor”


O portal do professor é um site muito interessante onde encontramos várias atividade e projetos para colocarmos em prática nossas atividades do dia a dia.

Atividade 2.2 "Experiência de navegar livremente"

Ao navegar pelos sites propostos na atividade e percorrer os diversos links a que o texto me remetia, pude realizar uma leitura , bastante dinâmica e rica, sem uma sequência única e cheia de curiosidade, o que despertou em mim uma vontade e ir cada vez mais longe em minha leitura, buscas e descobertas. O trabalho com hipertextos além de enriquecer de forma atrativa o processo de leitura e escrita aprimora a produção textual, pois o envolvimento e interatividade proporcionados pela navegação a partir dos links dispostos no hipertexto nos tornam co-autores do que lemos.

Atividade 2.3/2.4 "Conceituando Hipertexto"



Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, íconesgráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

Atividade 2.6 “Planejando atividade com hipertexto”

O MUNDO LÚDICO DAS CORES

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
PUBLICO ALVO – 1º ANO “A” MATUTINO
TEMPO DE DURAÇÃO: 50 MINUTOS
PROFESSORAS: SUNILDA
DALVA

OBJETIVOS:

Esta aula possibilitará a criança exercitar atividades de representação das cores, leitura e percepção visual, identificação das cores, relacionando os objetos com as cores correspondentes, melhorando a percepção visual. Tendo em vista essas possibilidades trabalharemos com jogos educativos na Sala de Tecnologia.


ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
laboratório de informática, deve ter feito uma revisão dos conteúdos trabalhados anteriormente em sala de aula, relembrando com os alunos o nome das cores a partir dos objetos presentes na sala que foram pressupostos para o aprendizado, como as letras, desenhos dentre outros materiais específicos da educação infantil. Em seguida, já no Laboratório, o professor deve combinar com os alunos acordos como: Não desligar o computador, pedir que os alunos fiquem atentos as explicações do jogo, informar que todos devem participar das atividades presentes no jogo, em seguida dar inicio as atividades.

Antes de iniciar a aula no
AVALIAÇÃO
Observar se as crianças participaram da atividade com envolvimento, se houve dificuldades de acharem as cores certas, para cada parte do desenho a ser pintada.

Atividade 2.7 “ Desenvolvendo Atividade em Sala”

Atividade desenvolvida com os alunos do 1º ano "A" do período matutino da Escola estadual Paulo Freire.

Atividade 2.8 “Registrando a Atividade Planejada”

A atividade foi desenvolvida com os alunos do º ano “A” da professora Sueli, do período matutino, os alunos se divertiram muito com os jogos no site em que foi escolhido para ser trabalhado as cores, todos resolveram os jogos com êxito.
Em seguida retornamos para a sala onde foi praticada atividades usando apenas as cores primárias e secundárias, todos os alunos executaram os trabalhos com êxito.

Atividade 2.9 “Banner”

Atividade 2.10/11“Navegar na Wikipédia e no Wikcionário”

A Wikipédia é a enciclopédia livre que todos podem editar.

O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer,Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens



Wikcionário é executado pela Wikimedia Foundation. Pelo fato de o Wikcionário não ser limitado por de espaço de imprensa, a maioria das versões de diferentes idiomas do Wikcionário fornece definições e traduções de palavras de diversas línguas, e algumas edições oferecem informações adicionais, tipicamente encontrados em tesauros e léxicos.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Discutindo a Wikipédia

Após discussão com o grupo, constatamos que tudo é muito relativo.
Antes de pedir uma pesquisa a nossos alunos, nós mesmos teremos
que fazê-la, pois só assim saberemos quais os prováveis sites serão visitados.
O site Wikipédia contem bons conteúdos, cabe a nós professores
direcionar essas buscas.
O problema com o Wikipédia é que, por ser um site de livre acesso seu conteúdo
pode ser modificado e, assim ficar  prejudicado.
Pensamos que, tudo que leve os alnos a refletir é válido.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Síntese das postagens

                O professor como  principal observador de sua classe, tem
a obrigação de conhecer e reconhecer o ambiente que seus alunos estão. 
           Cuidar do relacionamento estabelecido
entre eles, desenvolver atividades em grupos, ter ainda atençao,
quanto a formação desses grupos, para que, não haja formação
de panelinhas ou excluisao de algum discente.
                 Os alunos, em sua maioria, quando são instigados, tendem a dar alguma resposta,
quanto mais oportunidades, mais teremos chance de desenvolver aprendizagem.
                    

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Projeto: Leitura de diferentes Gêneros Textuais

Nome do grupo: Cristiano Wendler M. de Souza;
Dalvanete da Rocha Olmedo;
Ilso Flávio Wendler de Souza;
Olga Dias Gomes;
Rosimeyre Oliveira da Rosa

Nome da Escola: Escola Estadual Paulo Freire
Local: Iguatemi - MS


Série: 4º ano do Ensino Fundamental- Séries Iniciais


Número de alunos: 29 alunos


Professoras envolvidas:
Rita de Cássia Aparecida Zoccal Lopes





Justificativa:
Para sistematizar por meio tecnológico os diferentes gêneros textuais em sala de aula.


Objetivos:
Desenvolver leitura nos alunos do 4º ano A de forma prazerosa.



Conteúdos
Diferentes gêneros textuais.



Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa.


Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Os alunos serão levados a STE semanalmente para pesquisarem acerca dos gêneros textuais, farão leitura e desenvolverão em sala de aula seus próprios textos.
Essas atividades serão desenvolvidas no decorrer do 2º bimestre. As etapas terão o seu registro através de fotografias.




Recursos a serem utilizados:
STE




Avaliação e Resultados esperados:
Observando a participação de todos os envolvidos no projeto durante o seu desenvolvimento e as produções realizadas pelos discentes.

Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Apresentação em slides a serem apresentados em encontro presencial do curso Linux. E, postagem no blog do grupo.
Referências Bibliográficas
http://textosencantadores.blogspot.com
http://www.contandohistoria.com/fabulas ,
http://www.monica.com.br/com
 Anexos:



terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto: Leitura de diferentes Gêneros Textuais













Nome do grupo: Cristiano Wendler M. de Souza;
Dalvanete da Rocha Olmedo;
Ilso Flávio Wendler de Souza;
Olga Dias Gomes;
Rosimeyre Oliveira da Rosa

Nome da Escola: Escola Estadual Paulo Freire
Local: Iguatemi - MS


Série: 4º ano do Ensino Fundamental- Séries Iniciais


Número de alunos: 29 alunos


Professoras envolvidas:
Rita de Cássia Aparecida Zoccal Lopes





Justificativa:
Para sistematizar por meio tecnológico os diferentes gêneros textuais em sala de aula.


Objetivos:
Desenvolver leitura nos alunos do 4º ano A de forma prazerosa.



Conteúdos
Diferentes gêneros textuais.



Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa.


Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Os alunos serão levados a STE semanalmente para pesquisarem acerca dos gêneros textuais, farão leitura e desenvolverão em sala de aula seus próprios textos.
Essas atividades serão desenvolvidas no decorrer do 2º bimestre. As etapas terão o seu registro através de fotografias.




Recursos a serem utilizados:
STE




Avaliação e Resultados esperados:
Observando a participação de todos os envolvidos no projeto durante o seu desenvolvimento e as produções realizadas pelos discentes.

Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Apresentação em slides a serem apresentados em encontro presencial do curso Linux. E, postagem no blog do grupo.
Referências Bibliográficas
http://textosencantadores.blogspot.com
http://www.contandohistoria.com/fabulas ,
http://www.monica.com.br/com
Anexos:

terça-feira, 10 de maio de 2011